
Na Nova Zelândia conhecemos um casal de ciclistas, já sessentões, que andaram pela Austrália durante dois anos, em bicicleta. Pareceu-nos um tempo excessivo, mas agora que aqui estamos há duas semanas achamos que até nem foi tanto tempo como isso. O país tem 76,920,24 quilómetros quadrados de área e, as distâncias entre sítios são simplesmente abismais.
No nosso lento regresso a casa a Austrália era apenas o grande país que vinha depois da Nova Zelândia e, com a longa estrada, que o rasga através do ceu centro no que são mais de 3000 kms de puro deserto – a Stuart Highway….E que que pretendemos fazer em bicicleta. Tínhamos um problema logístico em mãos no entanto porque também queríamos visitar amigos (a Danina, a Lou e o Pierre), separados entre si por mais uns 3500 kms . Somadas as distâncias tínhamos qualquer coisa como 6000kms para percorrer em menos de 4 meses.
Inicialmente pensámos em apanhar transportes públicos entre as cidades onde os nossos amigos viviam, mas sob as expressões horrorizadas desses mesmos amigos e, sua insistência de que íamos perder partes fantásticas, resolvemos o problema concretizando um grande sonho do Nuno – o de fazer a Austrália em autocaravana.
Há uma semana que andamos a percorrer as estradas na “Nimbina”, o nome que demos à nossa nova casa sobre rodas, depois de termos visitado Nimbin, uma aldeia hippie trippie no meio das montanhas. Estamos a adorar! A Austrália é o país perfeito para fazer uma road trip. Existe um contraste fascinante de cenários e de pessoas. Da costa ultra desenvolvida e cheia de arranha céus, atravessa-se para as montanhas onde existem dezenas de parques naturais – património da humanidade – com selvas quase impenetráveis, onde as árvores parecem naves numa catederal ao verde.
Estamos em Port Macquirie, a capital do body board na Austrália que é também a casa da Louise (uma grande amiga do Nuno), do Steve, o seu marido e dos seus filhotes Olie e Jack.
Amanhã partiremos de novo na Nimbina rumo a Sydney e às Blue Mountains.